Técnicas especiais em papel vegetal
Decalcar

A caneta bico de pena que se utiliza para trabalhar deve ser mantida em perfeitas condições. Também é importante a qualidade da tinta.
 
Além disso, é fundamental que os traços sejam contínuos e regulares porque se interromper a linha, vai deixar pontos que marcam a interrupção. Um traço firme é sinônimo de um trabalho bem feito.
     
     
     
     
   
Bolear
Um boleador médio ou grosso são ideais para fazer o boleado. Os primeiros toques devem ser suaves até conseguir dar uma tonalidade levemente cinzenta. Depois, seguiremos trabalhando com um pouco mais de força até deixar o papel branco e dar um efeito de volume.
Remarcar com boleador
Um feltro escuro e macio apoiado em uma base de borracha evita rasgar o papel. A escolha do boleador (grosso, médio ou fino), depende do tamanho do desenho. O trabalho de bolear o desenho deve cobrir completamente e com traços suaves as linhas decalcadas.
Esfumado com boleador
Esta ferramenta substitui sem problema o boleador esfumador. A superfície se torna branca e consegui-mos um ótimo efeito de volume.
Esfumado com boleador esfumador
Esta ferramenta é ideal quando queremos conseguir efeitos delicados pois o boleador esfuma-dor não cobre completamente a superfície.
hit counter
Categorias


Riscos para papel Vegetal