Amanteigados tradicionais
Estas massas tão populares são feitas à base de manteiga misturada com farinha, para dar-lhes uma textura que se desmancha na boca.
O que é preciso

tigela para misturar e peneira
225 gr de farinha,
50 gr de açucar refinado,
uma pitada de sal,
125 gr de manteiga,
faca ou garfo,
rolo de massa
molde redondo de 20 cm,
de borda serrilhada ou cortador de massas,
papel vegetal
espátula, açucar refinado para decorar
OS AMANTEIGADOS SÃO SERVIDOS: na hora do chá • acompanhando o café • no lanche das crianças.
Depois de prontos, os amanteigados devem desfazer-se na boca. Para que tenham textura adequada, a mistura tem de ser quebradiça, mas não muito.
Tradicionalmente, os amanteigados eram decorados espetando-se a superfície da massa, antes de assá-la, com um pedaço de madeira provido de pontas metálicas. Com as pontas de um garfo, pode-se conseguir efeito semelhante.
A massa pode ser assada numa fôrma redonda de borda serrilhada e, em seguida, dividida em porções. Também se pode usar um cortador redondo de massas. Neste caso, deve ser assada em uma fôrma untada e enfarinhada.
Se for assada na fôrma redonda, deixa-se esfriar ali mesmo; caso contrário, usa-se uma trempe metálica. Depois de frios, dá-se aos amanteigados um acabamento tradicional, polvilhando-os com açúcar refinado.

Com esta receita, você prepara um amanteigado redondo de 20 cm. Dobrando as quantidades, obterá um redondo e 20 biscoitos individuais. O forno deve ser preaquecido a 160°C.
1 -Peneire a farinha na tigela. Acrescente o açúcar e uma pitada de sal e mexa. Corte a manteiga em pedacinhos e misture-a com os ingredientes secos, ajudando com as pontas dos dedos.
2 -Continue misturando até a manteiga ficar bem distribuída. Amasse a mistura até endurecer e dê-lhe o formato de uma bola. Não se preocupe caso ainda esfarele um pouco.
3 -Sobre uma superfície enfarinhada, estenda uma cama-da da massa de 6-12 mm de espessura, pouco maior que o molde redondo. Dê-lhe forma, cortando-a com a borda do molde.

4 -Segurando pelas mãos, levante-a com cuidado e coloque-a no molde previamente untado e enfarinhado. Com um garfo, espete a superfície, imprimindo um desenho regular.
5 -Asse a massa durante uns 45 minutos, até que esteja ligeiramente dourada. (Os amanteigados individuais ficam prontos em menos tempo, 30-35 minutos.) Deixe esfriar ligeira-mente e polvilhe com açúcar refinado.
ALTERNATIVAS
MASSAS

Com um cortador redondo de
massas, você pode fazer amanteigados individuais. Fure-os com um garfo e asse-os. Quando esfriarem um pouco, polvilhe-os
com açúcar de confeiteiro.
PORÇÕES
Se fizer um amanteigado grande, antes de assá-lo você pode marcar as porções. Assim, fica mais fácil dividi-lo quando estiver frio. Em seguida, polvilhe-o com açúcar
de confeiteiro.
hit counter
Categorias
Home Preserving 400 Delicious and Creative Recipes

- free download -