Veladura ou velatura: substância transparente à base de óleo, que se mistura com uma cor para criar efeitos como o esfregado, o patinado e muitos outros acabamentos especiais. A vela dura deve ser apicada sobre uma superfície previamente preparada com duas demãos de tinta acetinada.
Um bom truque para garantir que a superfície fique uniformemente coberta é usar duas tonalidades ligeiramente diferentes da cor escolhida para as duas primeiras camadas. Há quem prefira preparar suas próprias vela duras, mas para os principiantes fica mais fácil comprá-las já prontas em lojas especializadas.
A vela dura deve ser diluída com aguarrás e misturada com tinta a óleo, ou corantes, para obter a cor desejada. Uma vez misturada, ela pode ser aplicada com um trapo ou uma broxa.
|
MISTURA DA VELADURA
A vantagem de se fazer uma vela dura própria está em poder criar tonalidades mais delicadas. Para obter um litro de veladura, misture meio litro de solvente e meio litro de óleo de linhaça. Dilua uns 7-10 cm de tinta a óleo em um pouco de solvente e junte-os à mistura. Finalmente, acrescente duas colheradas de tinta a óleo acetinada branca, para evitar que amarele.
APLICAÇÃO
DA VELADURA
As aplicações mais fáceis são o esfregado, o patinado, o ponteado e o esponjado sobre a superfície, com uma ou mais cores. A veladura também é usada para imitar madeira, mármore e diversos acabamentos antigos.
Primeiro, aplica-se uma demão e, em seguida, com diversos objetos como um pente, uma broxa ou um trapo, dá-se o acabamento preferido. As vela duras à base de água são mais fáceis de usar do que as veladuras a óleo e podem ser aplicadas sobre superfícies de emulsão. Mas, em contrapartida, não oferecem a intensidade de cor das vela duras a óleo.
Intensificar a cor com várias camadas aumenta o efeito, mas, para isto, é preciso deixar secar cada camada antes de passar para a seguinte.
As veladuras demoram umas 24 horas para secar e mais uns três dias para endurecer. |